O convite para ler o “Diário de Santa Faustina Kowalska, a Misericórdia divina em minha alma” vem em primeiro lugar da beleza deste misticismo polonês (1905-1938) ao qual Jesus disse:

“Sua tarefa é escrever tudo isso Deixarei que você saiba sobre a Minha Misericórdia, para o bem das almas que a leitura destes escritos experimentará um conforto interior e será encorajada a se aproximar de Mim “(Q. VI, 1693).

A importância que este Santo teve na vida espiritual de Karol Wojtila, primeiro como seminarista, depois como cardeal em Cracóvia e, finalmente, como papa, deve ser enfatizada: a mensagem da “Divina Misericórdia” permeou todo o papado de João Paulo II.

O Santo Padre beatificou a Irmã Faustina Kowalska em 18 de abril de 1993 e ele canonizou Santa em 30 de abril de 2000 (ano do jubileu). O papa João Paulo II estava tão apegado a essa mensagem que desejava se dedicar no domingo seguinte à Santa Páscoa, o Domingo “In Albis”, à “Divina Misericórdia”, concedendo indulgência naquele dia.

O fato de que João Paulo II retornou à casa do Pai às 21h37 do sábado 2 de abril não terá passado despercebido já nas primeiras vésperas da festa da “Divina Misericórdia”.

Voltando ao misticismo polonês, podemos dizer que cada santo é um modelo de busca da perfeição cristã com um perfil espiritual e apostólico específico. Irmã Faustina é um modelo particular, porque, moldada pelo próprio Cristo (QI, 76, QI, p. 154).

Com a sua pessoa, Jesus deu ao mundo contemporâneo um modelo de perfeição cristã, profundamente enraizado no Evangelho, legível e acessível a todos, independentemente do tipo de vocação, posição social ou qualquer outro condicionamento. Este modelo pode ser incluído em uma fórmula curta: “confie em Deus e ame o seu próximo”.

O culto da “Divina Misericórdia” resume-se da seguinte forma:

  • na veneração da imagem do Jesus misericordioso (a imagem que agora foi tomada ao redor do mundo deriva de um desenho que foi mostrado em uma visão de Jesus a Santa Faustina em 22 de fevereiro de 1931 em que o próprio Jesus é representado em um manto branco com dois grandes raios, um vermelho e outro pálido, significando o sangue e a água que fluem de seu coração misericordioso e a mensagem intrínseca da mesma imagem “Jesus eu confio em você “);
  • na celebração da Festa da Misericórdia (o primeiro domingo depois da Páscoa);
  • a recitação do terço para a “Divina Misericórdia”;
  • a hora da Misericórdia (a
  • A propagação do culto da “Divina Misericórdia”.

Aqueles que lerem o Diário do “pequeno secretário da Divina Misericórdia”, como Jesus gostava de chamá-lo, encontrarão o caminho para fazer contato direto com Deus e colocá-lo no centro de suas vidas.

A contemplação dos escritos da Irmã Faustina suscita no homem um profundo desejo por Deus, sobretudo o desejo de conhecer a sua infinita misericórdia e de lançar no seu abismo a sua própria miséria e fraqueza.