Novena a Santa Gianna Molla
“Ó Deus, amante da vida, que doaste à SANTA GIANNA responder com plena generosidade à vocação cristã de esposa e de mãe, concede também a nós, por intercessão dela, a graça (…faça o pedido…) e também seguir fielmente os teus desígnios, a fim de que resplandeça sempre nas nossas famílias a graça que consagra o amor eterno e a vida humana.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho, que é Deus, e vive e reina contigo na unidade do espírito Santo. Amém”.
SANTA GIANNA, ROGAI POR NÓS!
JESUS, MARIA, JOSÉ, NOSSA FAMÍLIA VOSSA É!
(Rezar: 3 Pai-Nossos, 3 Ave-Marias e
3 Glórias ao Pai, todos os dias da Novena)
Com aprovação Eclesiástica
Dom Diógenes Silva Matthes
Graças alcançadas comunicar a:
Associação Santa Gianna Beretta Molla
Rua Simpliciano Pombo, 672 – Vila Raycos
14405-338 – Franca/SP
Tel. (16) 3720-7978
www.associacaosantagianna.org.br
e-mail: asgbm@netsite.com.br
20 de dezembro de 2005
Quem foi Santa Gianna Beretta Molla?
Santa Gianna Beretta Molla (1922-1962) foi uma médica pediatra e mãe italiana que é conhecida por sua santidade e sacrifício pessoal. Nascida em Magenta, Itália, em 4 de outubro de 1922, Gianna estudou medicina e se especializou em pediatria e obstetrícia, dedicando sua carreira ao cuidado de crianças e mães.
Gianna casou-se com Pietro Molla em 1955 e teve quatro filhos. Durante a gravidez de sua quarta filha, em 1961, ela foi diagnosticada com um tumor no útero. Apesar de ter consciência dos riscos, ela escolheu prosseguir com a gravidez, rejeitando qualquer tratamento que pudesse colocar a vida de seu bebê em perigo. Gianna deu à luz sua filha Gianna Emanuela em 21 de abril de 1962, mas morreu de complicações pós-parto em 28 de abril de 1962, aos 39 anos.
Gianna Beretta Molla foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 24 de abril de 1994 e canonizada em 16 de maio de 2004. Ela é considerada a padroeira das mães, médicos e crianças por nascer e é celebrada como um exemplo de dedicação e amor maternal. Sua festa litúrgica é comemorada no dia 28 de abril.
O exemplo de Santa Gianna Beretta Molla destaca a importância e o valor da vida de um filho no ventre de sua mãe. Gianna demonstrou um profundo amor e compromisso com a vida de seu bebê por nascer, mesmo quando isso significou colocar sua própria vida em risco.
Ela tomou a difícil decisão de priorizar a saúde e o bem-estar de seu filho em detrimento de seu próprio tratamento médico, o que eventualmente levou à sua morte. Este ato de amor e sacrifício ressalta a dignidade e a santidade da vida humana desde a concepção e enfatiza a responsabilidade que os pais têm em proteger e cuidar de seus filhos.
O exemplo de Santa Gianna inspira muitas pessoas a valorizar a vida de um filho no ventre de sua mãe e a defender a vida em todas as suas etapas, desde a concepção até a morte natural. Além disso, Gianna serve como um modelo para médicos e profissionais de saúde que trabalham para proteger e cuidar de mães e crianças.