Livraria Católica

27/02/2020

Tudo o que você precisa saber sobre coronavirus COVID-19

O que é o coronavírus?

Coronavírus não é apenas um vírus, mas uma família inteira que podem contagiar animais e humanos.

Em nós humanos, ele causa muitos sintomas diferentes, desde os que parecem um simples resfriado, até os muito graves como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS, em inglês) e a Sìndrome Respiratória Aguda Grave (SARS, em inglês).

O vírus corona de que todos estão falando desde final de 2019 e em 2020 é o COVID-19.

O que é o COVID-19?

O COVID-19 é a doença muito infecciosa que ganhou destaque nestes últimos meses de 2019 (por isto o 19 no nome). Esta infecção começou na China, mais especificamente na Província de Wuahn.

Quais são os sintomas do coronavirus COVID-19?

Os sintomas do coronavírus são semelhantes ao de toda doença respiratória. Portanto, febre, cansaço, e tosse seca estão sempre presentes.

Algumas pessoas têm apresentado dores no corpo, forte congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta e, até diarréia.

Uma característica a que se deve ficar atento, é que os sintomas do vírus corona covid-19 começam fracos, leves e evoluem progressivamente para sintomas mais fortes.

Embora que estes sinais e sintomas, o coronavírus não é dos mais mortais. Mais de 80% dos acometidos pela doença respiratória grave  se recuperam e voltam a uma vida normal (vide coronavírus provoca infertilidade?). Apenas uma a cada seis pessoas contaminadas com o vírus sofre sintomas sérios e perigosos.

Até agora nos referimos à média da sociedade. No entanto, como em qualquer situação, as pessoas de grupos de risco cardiorrespiratórios são o grupo populacional que mais sofre com esta e outras doenças severas respiratórias. Aqui se enquadram os idosos, pessoas com problemas cardíacos, pressão alta e diabetes.

Para fazer o diagnóstico preciso de coronavírus, pessoas com tosse e dificuldades na respiração devem procurar atendimento médico urgentemente e evitar ambientes cheios ou fechados, onde é mais fácil a proliferação do vírus corona covid-19.

Como o coronavírus se espalha?

Há coronavírus humano e coronavírus animal (gatos, cachorros, aves).

Mas calma!

Pessoas pegam coronavírus apenas de outros humanos.

O covid-19 é transmitido da mesma maneira que um resfriado. Portanto, através da tosse e espirros de pessoas contaminadas.

Ao tossir ou espirrar ou, ainda, tocar as secreções do nariz ou boca, são arremessados no ar gotículas de saliva, água ou secreções, em móveis e objetos, roupas, paredes e, se a distância da pessoa doente for menor que um metro, atingir as próprias narinas diretamente.

A Organização Mundial da Saúde está monitorando a propagação da doença em todos os lugares onde já há casos confirmados em busca de variações nas formas de contágio para evitar surpresas.

O vírus corona covid-19 é transmitido pelo ar?

O coronavírus é transmitido pelo contato direto com secreções da boca e narinas. Covid-19 não é transmitido pelo ar. Para maiores informações consulte Como o covid-19 se espalha.

Pode-se contrair a doença de pessoa sem sintomas de coronavírus?

Sim. Caso aconteça a regra básica para contaminação: Contato direto com líquidos e secreções de pessoa contaminada.

Deve-se ficar atento que, na fase inicial da doença, os sintomas são leves e podem passar desapercebidos. Ademais, ainda não se tem completa certeza sobre a duração do período de encubação do vírus dentro do organismo, pois mesmo sem ter se manifestado ele já é transmissível.

Fezes transmitem coronavírus?

Sim. No entanto, como o contato com fezes é mais improvável do que com as secreções respiratórias, que podem estar em qualquer lugar.

De qualquer forma, manter boas práticas de higiene é sempre regra. Especialmente se houver necessidade de atendimento ao público ou permanência em locais fechados e de grande movimentação de pessoas, deve-se lavar as mãos várias vezes ao diz, utilizar álcool gel 70% e, em caso de conversar com muitas pessoas, usar máscara.

O que posso fazer para me proteger do coronavirus?

Cuidados que todos devem observar para evitar contaminação com covid-19

A primeira ação importante é ficar atento às informações oficiais fornecidas pelos órgãos oficiais do governo. Redes Sociais e whatsapp nem sempre são boas fontes de informação porque são frequentes canais de divulgação de notícias falsas que mais atrapalham que ajudam. Portanto, se você receber alguma informação alarmante, antes de se desesperar procure o site do ministério da Saúde e da ANVISA para confirmar.

  1. Use álcool gel 70%. Esfregue as mãos e em volta das narinas. Aplique também em objetos de uso e manipulação do público, como canetas, balcões de atendimento, máquinas de cartão, garrafas de café, sofás em salas de espera. Itens como revistas devem ser descartados no lixo por não permitirem uma boa esterilização (Pense pelo lado positivo, quando o surto passar você poderá colocar novas revistas com menos de 20 anos, rsrsrs);
  2. Caso você fique a um metro de pessoas infectadas, ou de público, use máscara. Use álcool gel 70% várias e várias vezes, nas mãos e em volta das narinas;
  3. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca. Você não terá nunca certeza se os objetos e superfícies foram higienizados, de forma que poderá conduzir secreções de estranhos para suas mucosas e assim infectar-se;
  4. Garanta que vocês e as pessoas à sua volta tenham bons hábitos de higiene da boca e narinas. Espalhe cartazes nos locais de atendimento ao público com instruções claras e diretas (um cartaz para cada instrução) sobre o coronavírus;
  5. Quaquer sintoma de resfriado ou gripe? Tosse, dificuldade ou incômodo ao respirar, mal estar, sensação febril, procure atendimento médico imediatamente. 1) NÃO É HORA DE REMEDINHO CASEIRO; 2) Você pode pegar sim esta doença! As autoridade médicas já estão seguindo o protocolo do covit-19 e já estão considerando as manifestações dos sintomas com a possibilidade de ser o coronavírus. Confie nos médicos;

Esteve em um local com casos confirmados de coronavírus há até 14 dias?

Além das recomendações gerais sobre o coronavírus, siga os cuidados abaixo para proteger-se do covit-19:

  1. Fique em casa caso esteja sentindo-se gripado ou resfriado, mesmo que em sua cidade não haja casos confirmados, mas apenas suspeitos. Sintomas leves de resfriados já devem ser levados em consideração: dores de cabeça, ardor nos olhos, corrimento nasal, dores nas articulações;
  2. Se houver sintomas de enfermidades respiratórias procure orientação médica imediatamente! Febre e tosse mais fortes ou persistentes, dificuldades na respiração são claros indicativos de alguma infecção respiratória que pode ser associada ao coronavírus. Se você tiver viajado ou estado próximo a pessoas que viajaram para locais com casos suspeitos ou confirmados de covit-19 começe o atendimento informando isto.

Qual o risco de pegar coronavirus covid-19?

Devo me preocupar sobre o coronavirus covid-19?

Quem está em risco de pegar coronavirus gravemente?

Antibióticos são bons para prevenir fazer tratamentos do coronavirus covid-19?

Existe uam vacina, medicamento ou tratamento para coronavirus covid-19?

Coronavirus covid-19 é a mesma coisa que SARS?

Devo usar uma máscara para me proteger?

Como colocar, usar, tirar e descartar uma máscara?

Quanto tempo demora para o coronavirus se manifestar?

Os seres humanos podem ser infectados pelo coronavírus a partir de animais?

Posso pegar coronavírus covid-19 do meu animal de estimação?

Quanto tempo o coronavirus covid-19 sobrevive no ar?

É seguro receber um pacote ou encomenda de qualquer país onde o coronavírus já tenha sido confirmado?

O que eu não devo fazer diante das notícias alarmantes sobre coronavírus covit-19?

 

 

[mautic type="content" slot="nome"]Default Text[/mautic]

O coronavírus COVID-19 causa infertilidade?

Conteúdo padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This is Atomic

All the pages you see here are built with the sections & elements included with Atomic. Import any page or this entire site to your own Oxygen installation in one click.
GET OXYGEN
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram